Se você faz parte do ramo de educação, provavelmente já ouviu falar em certificação digital para instituições de ensino. Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) regulamentou a emissão dos diplomas digitais nas Instituições de Ensino Superior por meio da portaria nº 315 . A nova medida torna obrigatória a emissão de diplomas e documentos acadêmicos em formato digital em todo o país. Essa ação é mais um resultado direto de todo o processo de digitalização e evolução que vem acontecendo no mundo, tornando as atividades cotidianas mais rápidas, práticas e seguras.
A certificação digital é uma maneira eficiente de as universidades protegerem os dados dos alunos, já que pode ser usada para criptografar comunicações internas e externas, evitando que pessoas de fora tenham acesso a informações confidenciais.
Com o uso dessa tecnologia, além de obter maior segurança, as instituições de ensino superior também ganham agilidade nos processos e na consulta dos documentos, seja por parte do formando, seja por parte da empresa que pretende contratá-lo e precisa ter certeza que as informações apresentadas são verídicas. Afinal, a certificação digital ajuda a garantir que um documento assinado digitalmente seja autêntico e que a troca de mensagens seja feita pelos verdadeiros remetentes e destinatários.
A certificação digital nas instituições de ensino ou em qualquer outra empresa é a melhor maneira de garantir uma identidade no universo digital.
Investir nesse tipo de segurança cibernética faz com que seus clientes vejam como você valoriza a privacidade e a praticidade. A digitalização e modernização dentro das instituições de ensino, assim como em qualquer outra empresa, garante uma identidade digital e um espaço e um espaço dentro desse mercado cada vez mais tecnológico.