Autenticação de dois fatores: o que é e porque sua empresa precisa ter esse recurso

Atualmente, o número de brasileiros que possuem acesso à internet corresponde a quase 50% da população geral do país. Seja para realizar transações bancárias, agendar exames médicos, fazer contato com parentes distantes ou para trabalho, a rotina da população brasileira, definitivamente, se digitalizou.

Em meio a este cenário de transição para o meio digital, é importante lembrar que, acoplado a este fenômeno, cresce na mesma proporção o número de casos de fraude e roubo de dados, o que aumenta a necessidade de se investir em tecnologias capazes de manter seus dados em segurança.

É com o objetivo de proporcionar essa segurança online que surge a autenticação de dois fatores. Este recurso consiste em incluir uma “camada” adicional de segurança para o processo de login em determinada conta online, exigindo que o usuário forneça duas formas diferentes de autenticação. A primeira forma é, normalmente, a sua senha. Já o segundo fator, pode ser um SMS ou um código de acesso que é enviado automaticamente para seu e-mail e alterado a cada acesso, por exemplo. Dobrando a segurança e a privacidade virtual da sua conta pessoal ou da sua empresa.

Além do SMS, alguns outros recursos podem ser adotados como critério de acesso nesta segunda etapa de autenticação, como a biometria (usada, normalmente, em aplicativos de bancos), QR Code, dispositivos USB, certificados digitais e/ou assinaturas digitais.

A autenticação é uma espécie de barreira para prevenir a intromissão indesejada em suas contas online. Este aparato retira a dependência exclusiva da senha para proteger seus dados sigilosos e permite que você saiba em tempo real se há terceiros tentando um acesso indevido à sua conta.

Agora que já entendemos bem do que se trata e como esta ferramenta funciona, você deve estar se perguntando: “Essa tecnologia realmente é necessária para a minha empresa?”. E a resposta é SIM!

Independente do tamanho do seu negócio, garantir a segurança de seus clientes traz seriedade e desperta uma confiança extra no contratante de seus serviços. Afinal, nos dias de hoje, a segurança na internet é um fator muito importante, levando em consideração que o mundo todo está conectado.