Até julho, todos os serviços do INSS estarão digitalizados

O Governo Federal está digitalizando todos os documentos e serviços relacionados à Previdência Social e ao Instituto Nacional do Seguro Social. A proposta é que, até julho deste ano, cerca de 90 sistemas da Previdência Social sejam digitalizados.

A maior parte dos documentos digitalizados se refere a processos de benefícios dos segurados, de pedido de revisão, recursos ou demandas judiciais concedidas ou indeferidas. Com a medida os cidadãos terão acesso à arquivos e serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

No mês passado, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da emissora TV Brasil, o Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, declarou que “Estamos em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos e serviços do INSS estarão disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos”.

A Previdência Social não é o único instituto que passa pelo processo de digitalização, segundo Monteiro, a meta é que, até 2020, mil serviços de diversas áreas do governo sejam digitalizados. O secretario ainda contou que a expectativa é economizar até R$ 100 milhões de reais que eram gastos com a manutenção das páginas de ministérios de outros órgãos da administração direta. “O canal digital é 97% mais barato que obter o mesmo serviço por meio de um canal físico. Esses serviços são mais baratos, mais rápidos e mais agradáveis para os clientes”, declarou.

Além da economia de tempo e dinheiro, para os cidadãos e para o governo, a digitalização dos documentos e serviços amplia a capilaridade do INSS que, pelo meio digital, consegue chegar a locais onde não há estrutura física. Hoje, dos 5,5 mil municípios do país, apenas 1,4 mil contam com atendimento presencial espalhados em 1,7 agencias. O comum é que, caso precisem de atendimento, os moradores dos outros 4,1 municípios se desloquem para unidades localizadas em outras cidades. A digitalização permite que todo esse processo seja realizado sem sair de casa.