Digitalização no setor contábil: a sua empresa ainda usa papel para fazer a contabilidade?

A expansão digital tem mudado a maneira como os negócios funcionam. A boa notícia é que essas mudanças também estão facilitando a vida de diversos profissionais, inclusive, no âmbito contábil.

O departamento contábil é um dos setores mais importantes de qualquer empresa. Até alguns anos atrás, toda a estrutura deste departamento era constituída sobre uma base totalmente analógica, com cálculos, armazenamento e segurança totalmente dependentes de estruturas físicas, como arquivos e registros em papel.

Hoje, com as facilidades trazidas pela digitalização de documentos, é possível otimizar todos os processos relacionados à área contábil ou fiscal de uma empresa, produzindo muito mais em menos tempo.

 

Pagamentos e impostos

 Podemos citar muitas rotinas que foram otimizadas com a inserção da digitalização, um exemplo são as folhas de pagamento, que agora podem ser geradas automaticamente por meio de softwares.

A elaboração de relatórios e o cálculo de impostos também foram modernizadas e agora podem ser feitas automaticamente, deixando o processo muito mais rápido e simples e minimizando as chances de erro humano.

 

Fim da burocracia

Além de tornar os processos mais simples e práticos, o uso dessas tecnologias reduz a maior parte das questões burocráticas que tomam todo o tempo dos contadores. Os sistemas digitais abrigam informações, planilhas, documentos e diferentes tipos de ferramentas, que permitem executar todas as tarefas na mesma plataforma. Até mesmo a comunicação com clientes, colaboradores e fornecedores, que antes era feita apenas via telefone, agora pode migrar para o ambiente online.

Estamos caminhando para a redução do uso do papel, afinal, o GED é a prova de que os documentos digitais geram muito mais segurança e otimizam tempo em qualquer setor de uma empresa.

Sistemas de folha de pagamento, contabilidade, gestão fiscal, tudo pode ser integrado em uma única plataforma, acessível online por um valor atrativo, mesmo para pequenas empresas e startups.